• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Commodities, o que é isso?


Segunda-feira, 26 de junho de 2023 - 06h00

Analista de mercado da Scot Consultoria.


Foto: Shutterstock


As commodities são mercadorias de origem primária, pouco industrializadas, e sua principal função é fornecer matéria-prima para a produção de diversos derivados.


São importantes mundialmente, são produtos básicos negociados em bolsas de mercadorias, como a de Chicago, com cotações baseadas na oferta e demanda do mercado global, e produzidas em larga escala, que implica em complexa comercialização dessas mercadorias.


Além disso, fatores políticos, econômicos e climáticos podem afetar a precificação das commodities, que por sua vez podem ter impactos significativos na economia dos países que dependem desse tipo de produto.


Importância das commodities

A importância está relacionada ao papel dessas mercadorias no fornecimento de matérias-primas para os diferentes setores da sociedade, sendo fundamentais para o comércio global, uma vez que são insumos para a fabricação de bens industrializados.


Commodities brasileiras

O Brasil é grande produtor de commodities, pois detém uma vasta produção agropecuária, com destaque para os setores de grãos e de carne, assim como para elevada produção de minérios, por exemplo.


As commodities são produtos cujas características são padronizadas e com pouca, ou nenhuma, diferenciação. São demandados em escala global e o mercado não faz distinção entre a origem dos produtos. Por exemplo, não importa se a soja foi produzida no Brasil, ou nos Estados Unidos, o preço é determinado pelo mercado internacional. Um produtor não tem capacidade de interferir nos preços.


Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária, em 2022, foi de R$1,18 trilhão. Os grupos de commodities que se destacaram foram soja, milho, cana-de-açúcar, café e algodão, que são responsáveis por 83,7% do VBP das lavouras no ano.


O agronegócio é o principal exportador de commodities do Brasil. Em 2022, o setor teve um saldo positivo de US$159,09 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), alta de 32% em relação ao ano anterior.


As principais commodities brasileiras são:


Soja: o Brasil é o maior exportador do mundo, respondendo pela produção da metade do grão consumido globalmente. A mercadoria é utilizada como matéria-prima para produção de alimentos e de biodiesel. Seus coprodutos, como o farelo, têm um papel fundamental na indústria de carnes, sendo utilizadas para ração de aves, suínos e bovinos.


Minério de ferro: o país tem a segunda maior reserva de minério de ferro do mundo e é o segundo exportador. O principal destino da extração de ferro é para a produção de aço.


Açúcar: o setor sucroalcooleiro responde por cerca de 10% das exportações do agronegócio.


Carnes: o Brasil tem o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, representando cerca de 14% do total do planeta e é o maior exportador de carne bovina. A indústria brasileira de carnes também tem participação relevante nas proteínas de aves e suínos.


Milho: cerca de 70% da produção do mundo é destinada à produção animal (Embrapa). O cereal também é utilizado na alimentação humana e na produção de etanol. O Brasil é o segundo produtor global, atrás apenas dos Estados Unidos.


Para a comercialização e exportação das commodities, é preciso estar atento aos indicadores de mercado, tanto para se manter informado, quanto para acompanhar as principais influências que podem afetar o comportamento dos preços.


Referências


CNA. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/vbp-da-agropecuaria-em-2022-e-projetado-em-r-1-37-trilhao-7-5-acima-de-2021


Embrapa. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/18010458/embrapa-participa-de-conferencia-internacional-sobre-commodities

IPEA GOV. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/tag/comercio-exterior-do-agronegocio/


Ministério da Agricultura e Pecuária. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/exportacoes-do-agronegocio-fecham-2022-com-us-159-bilhoes-em-vendas


Scot Consultoria: banco de dados próprio https://www.scotconsultoria.com.br



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja